Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

 

O Universo fala por si


Queres ser, simplesmente, ateu?

Queres crer que tudo é obra do acaso, do nada, ou do famoso big-bang, que antes dele nada havia e, depois dele, tudo é?

Queres divulgar que Deus és tu que atuas, que ages, que produzes e que tudo faz por ti mesmo, por tua família, etc. e tal?

Ou queres crer apenas nas leis naturais, que, por meros acidentes, atuando aqui e ali, tudo criaram, fizeram, estabeleceram e mui bem firmaram disto e daquilo e de tudo o mais das Leis do Mundo e das coisas universais?

Pois bem, aqui dentre nós, os espiritistas, ninguém te vai incomodar, ninguém vai te dizer que estás errado e que nós, sim, é que estamos certos!

E não vamos incomodar por sabermos que, para muitos, ainda é preciso dar tempo ao tempo, até que algo mais convincente lhes abale as estruturas psíquicas, e, então tu, como os demais, possas, finalmente, abrir os olhos e ver toda a absurdidade de tuas ideias e, concluir, pois, que nosso Universo – em sua Ordenação, em sua Lei, ou mais diversas e destacadas Leis – fala Algo muito mais além do acaso, de uma improvável explosão que, do nada, gerara a complexidade de Tudo, e, pois, da minha consciência, da tua, de todos nós!

E se tal Lei, ou Leis, ainda não te fala, digo que, pelo menos a mim e a todos nós: os espiritistas, este imensurável Universo ao nosso derredor, silente e, pois, serenamente nos fala:

“Eu estou aqui, ali e acolá”!

Porém, diz mais ainda, pois declara que:

“Eu estou na Ordem de Tudo, e, portanto, não só do Universo que te parece algo distante, pois que, afinal, Eu também estou aqui, no teu Mundo, que, afinal, se insere neste mesmo Universo infinito de Minha eterna Criação”!

E prossegue ainda:

“Eu não estou distante de ti, pois que minha energia está em Tudo à sua volta, em sua vibrante natureza, na perfeição dos nossos corpos, e, finalmente, na causa dos teus pensares, que, afinal, queiras ou não queiras, sou Eu o teu Criador, o teu eterno e amoroso Pai”!

Porém, dita Voz vai mais longe ainda, pois acrescenta que:

“Estou na tua dimensão de matéria, mas, também na tua dimensão espiritual, e, portanto, estou em todas as dimensões físicas ou não físicas que possas imaginar para além do Universo, pois que, afinal, Eu Sou o que Sou, e, um dia, melhor me compreenderás”!

E, ainda assim, questionamos: continuas em tua negação de sábio ateu das coisas materiais?

E, se sim, se continuas assim, respondemos que não tem problema algum, pois que, afinal, dita Voz, em Sua Bondade e em Seu Amor, ainda lhe dirá:

“Mesmo não crendo em Mim, Eu acredito em ti, Eu espero por ti, pois certo estou de que, um dia, tu crerás, e, por fim, em lágrimas, me abraçarás”!

Assim, pois, o espiritista, que mui bem sabe e mui bem compreende de sua “Doutrina”, não tem a menor preocupação com os que não pensam como ele: sejam eles crentes ou não crentes, deístas ou teístas, pois que, afinal, a evolução é Lei que não para, que insiste e não desiste, que prossegue aqui, ali e acolá, em nosso Mundo ou fora dele nas mais distintas, complexas e diferentes dimensões universais, pois, para nós, Deus está presente em Tudo, é o Criador de Tudo e de Tudo o mais!

Ou, doutra forma, dir-se-ia que Deus é a Causa do Espírito e da Matéria, e, pois, de Tudo quanto há, sendo Ele, como primeiríssima resposta dos amigos espirituais ao sábio codificador doutrinário:

“Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas”! (O Livro dos Espíritos, questão nº 1.)


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita