Damos prosseguimento ao estudo metódico de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, terceira das obras que compõem o Pentateuco Kardequiano, cuja primeira edição foi publicada em abril de 1864. As respostas às questões sugeridas para debate encontram-se no final do texto abaixo.
Questões para debate
A. Jesus modificou profundamente as leis de Moisés. Segundo Kardec, que é que ele veio ensinar à Humanidade?
B. De que decorria a indiscutível autoridade de Jesus?
C. O que é o Espiritismo?
D. Kardec diz que o Espiritismo é a 3a Revelação da lei. Qual é sua relação com o Cristianismo e quem é que preside ao seu desenvolvimento na Terra?
Texto para leitura
40. Jesus não foi um simples legislador moralista. Cabia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a que é vivida no reino dos céus. E veio ensinar também o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. (Capítulo I, item 4)
41. Jesus, porém, não disse tudo, limitando-se, com respeito a muitos pontos, a lançar o gérmen de verdades que, segundo ele próprio o declarou, ainda não podiam ser compreendidas. Falou de tudo, mas em termos mais ou menos implícitos, porque, para ser apreendido o sentido oculto de algumas palavras suas, fazia-se mister que novas ideias e novos conhecimentos lhes trouxessem a chave indispensável, ideias que não podiam surgir antes que o espírito humano houvesse alcançado um certo grau de madureza. (Capítulo I, item 4)
42. O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo. (Capítulo I, item 5)
43. A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-lo nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. (Capítulo I, item 6)
44. Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porém cumpri-la", o Espiritismo também diz: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução". Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; porém, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito antes apenas sob forma alegórica. Ele vem cumprir, pois, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, portanto, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra. (Capítulo I, item 7)
45. A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria em erro e a outra com a verdade, porquanto Deus não pode pretender a destruição de sua própria obra. (Capítulo I, item 8)
46. São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas, prestar-se-ão mútuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão, já se lhe não podendo mais opor a irresistível lógica dos fatos. (Capítulo I, item 8)
47. Fáceis são de prever as consequências dessa aliança: acarretará para as relações sociais inevitáveis modificações, às quais ninguém terá força para se opor, porque estão nos desígnios de Deus e derivam da lei do progresso, que é a lei de Deus. (Capítulo I, item 8)
48. Deus é único e Moisés é o Espírito que Ele enviou em missão para torná-lo conhecido não só dos hebreus, como também dos povos pagãos. Os mandamentos de Deus, dados por intermédio de Moisés, contêm o gérmen da mais ampla moral cristã. (Cap. I, item 9, um Espírito israelita)
49. A moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos que ele se propunha regenerar, e esses povos, semisselvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por meio de holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. (Cap. I, item 9, um Espírito israelita)
50. O Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos, tornando a Terra morada de Espíritos superiores aos que hoje a habitam. E o Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance. (Cap. I, item 9, um Espírito israelita)
Respostas às questões propostas
A. Jesus modificou profundamente as leis de Moisés. Segundo Kardec, que é que ele veio ensinar à Humanidade?
Jesus veio ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a que é vivida no reino dos céus; veio ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. (O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo I, itens 3 e 4.)
B. De que decorria a indiscutível autoridade de Jesus?
A autoridade de Jesus decorria da natureza excepcional do seu Espírito e de sua missão divina. (Obra citada, capítulo I, item 4.)
C. O que é o Espiritismo?
O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo. (Obra citada, capítulo I, itens 5 e 6.)
D. Kardec diz que o Espiritismo é a 3a Revelação da lei. Qual é sua relação com o Cristianismo e quem é que preside ao seu desenvolvimento na Terra?
Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porém cumpri-la", também o Espiritismo diz: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução". Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra. (Obra citada, capítulo I, itens 5 a 7.)